A cafeína corta o efeito da creatina?

O uso da cafeína em combinação com a creatina tem sido um tema bastante discutido não só no desporto como também na ciência. Afinal a cafeína reforça ou impede o efeito da creatina?

Para um melhor esclarecimento, será pertinente rever de novo o efeito de cada um no corpo humano.

A creatina é um aminoácido produzido em nosso corpo pelos rins e pelo fígado. Também é proveniente da alimentação através da carne e outros produtos animais. A Creatina (creatina monohidratada) é uma substância incolor, cristalina e usada pelo tecido muscular para a produção de fosfocreatina, um factor muito importante na formação de adenosina trifosfato (ATP), a fonte de energia para a contracção muscular e tantas outras funções no nosso corpo.

A cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso Central. Entrando na corrente sanguínea, provoca inicialmente um efeito revigorante e uma diminuição do sono e da fadiga. Um pouco de café forte costuma produzir, em poucos minutos, um aumento da acuidade mental e sensorial, além de elevar o nível de energia, tornando a pessoa mais reativa.

 

Teoricamente, uma pessoa poderia tomar as duas substâncias e ter uma performance ainda maior no treino com mais energia e disposição, devido à cafeína, e força e explosão, devido à creatina. Porém, um estudo realizado com o objetivo de descobrir o efeito do uso combinado dessas substâncias pelos atletas demonstrou que a cafeína destrói o efeito da creatina contida nos músculos.

Os estudos em torno dessa questão também não foram até hoje unânimes. Em 1996, investigadores belgas publicaram um estudo que indicou que o consumo continuado de creatina aumentava a força muscular em 10-20% no atleta. O consumo de cafeína, por sua vez, não provocava um aumento de força significativo. Tudo indicava que a cafeína poderia comprometer o efeito da creatina e vice versa [*1].

Todavia, um estudo da Universidade de Luton, 6 anos depois, iria contrariar precisamente essa teoria [*2].

É do conhecimento geral que os suplementos de creatina permitem aumentar a resistência e a força. A questão é se uma única dose de cafeína melhora o desempenho do atleta mesmo que este já esteja tomando creatina.

De fato, os atletas podem beneficiar de uma esporádica dose elevada de cafeína mesmo tomando creatina, segundo o estudo britânico, mas se este consumo for continuado pode prejudicar a atuação da creatina, segundo as conclusões do estudo belga. Recentemente, um terceiro estudo de origem japonesa explica a razão dessa consequência [*3].

Os investigadores japoneses queriam identificar se a cafeína reproduzia os efeitos positivos do exercício físico nas células musculares. A resposta foi afirmativa, expondo o músculo solear de ratos à cafeína. No entanto, ao longo desse processo, a quantidade de creatina nos músculos diminuiu rapidamente.

A conclusão foi por isso inequívoca: A cafeína interfere negativamente no metabolismo da creatina ao nível das células musculares.

Se estiver a consumir um suplemento de creatina, doses altas de cafeína irão anular o seu efeito positivo. Uma toma esporádica de cafeína poderá certamente ser vantajosa. Porém, se tomar creatina diariamente, não será aconselhado unir estas duas substâncias com frequência.

 

Referências e Notas:

[*1] – Vandenberghe, K. et. al., Caffeine counteracts the ergogenic action of muscle creatine loading., J Appl Physiol. 80(2):452-7, Fevereiro 1996 (LINK)

[*2] – Frederico SC Franco, et. al., The effects of a high dosage of creatine and caffeine supplementation on the lean body mass composition of rats submitted to vertical jumping training, J Int Soc Sports Nutr. 8:3., Março 2011(LINK)

[*3] – Tatsuro Egawa, et. al.,Caffeine acutely activates 5′adenosine monophosphate–activated protein kinase and increases insulin-independent glucose transport in rat skeletal muscles,Metabolism – Clinical and Experimental Volume 58, Issue 11 (Pages 1609-1617), Novembro 2009 ( LINK)

06
Dez 2012
POSTADO POR
POSTADO EM Como tomar
DISCUSSÃO 65 Comments
TAGS

65 Responses to : A cafeína corta o efeito da creatina?

  1. Daniele says:

    Muito interessante este artigo. Creatina x Cafeína gera muita discussão. Mas em relação aos pré-treiinos que posuuem cafeína e creatina? O efeito da creatina é realmente anulado?

    • Admin says:

      Oi Daniele,

      Tudo tem a ver com as dosagens utilizadas. Talvez a quantidade de cafeína presente nos pré-treinos não seja suficiente para cortar o efeito da creatina. Além disso, existem outros ingredientes nos pré-treinos.

  2. Enrique says:

    Posso tomar 01 xícara de café em pó com leite no café da manhã e na janta e usar Creatina?

    • Admin says:

      Oi Enrique,

      Sim, o importante é saturar as células musculares com creatina, independentemente da altura em que a consomes.

  3. Moisés says:

    Muito interessante. Será que é por isso que, ao tomar creatina, não percebo resultados significativos de energia durante o treino? Costumo tomar café quase o período inteiro durante o trabalho.

    • Admin says:

      Oi Moisés,

      Não sei se é por isso, mas é uma forte hipótese. Evite consumir cafeína até cerca de 2 horas antes do consumo de creatina.

  4. frida soeli fontana says:

    oi eu tenho fibromialgia sao dores musculares faco hidroginastica me falaram que a creatina vai me ajudar na massa muscular sera verdade tenho duvida

    • Admin says:

      Oi Frida,

      Sim, a creatina pode ajudar a ganhar massa muscular. Consulte seu médico antes de começar tomando qualquer suplemento.

  5. Não é bem uma perda cara, porque você não perde força, seria mais uma diferença no ganho de força que a creatina proporciona. Acho uma coisa difícil de avaliar principalmente se você começar as duas juntas. Qual a dosagem de cafeína que você está usando Hidrocci? No estudo a dosagem foi bem alta… Bom talvez exista uma dosagem “perfeita” diária visando o melhor aproveitamento das duas. Mas eu não acredito muito nisso porque, como o estudo japonês explica, elas atuam por mecanismos que se interferem. Pessoalmente eu não sou muito fã da cafeína. Ela provoca dores de cabeça em muitas pessoas (eu por exemplo) e também sempre há a necessidade de aumentar as doses (visto que as mesmas doses não fazem efeito após um certo tempo)… prefiro usá-la apenas ocasionalmente como citei.Em termos simples acredito que seria algo assim:Cafeína = Ganho de resistência e efeito termogênicoCreatina = Ganho de resistência, força e depósito de água e creatina nos músculosCreatina Cafeína (diariamente) = Ganho de resistência (AMPK), efeito termogênico e (provavelmente) acúmulo de água nos músculosConcordam?

  6. alex says:

    boa noite,eu tomo monster extreme black e em cada pak uma cafeina e creatina para serem tomados antes dos treinos,sempre faço isso ,ta errado tomar as duas juntas,cafeina e creatina ???fiquei em duvida agora?
    porfavor aguardo um retorno.

  7. Samuel says:

    Anabol pack possui tanto creatina como cafeina, seria interessante si eu separasse os comprimidos de creatina dos outros e tomasse quando acabar, ou é melhor eu toma todos juntos como vem nos saches?

  8. edinei says:

    Estou tomando a quantidade de creatina por dia de uma colher de café, mas durante o meu dia tomou em torno de 4 a 5 copos de café. Tenho duvidas se esta quantidade de café pode estar inibido o efeito da creatina. Devo diminuir a dose de café ? Devo aumentar a dose de creatina (hoje deve estar em torno de 3 a 5 gramas) ?

    • Admin says:

      Oi Edinei,

      Não precisa de aumentar a dose de creatina. Pode é diminuir a quantidade de cafés que está tomando, pelo menos nesta fase.

  9. tulio says:

    posso usar creatina com termogênico ?

    • Admin says:

      Oi tulio,

      Não seria um bom investimento. A creatina puxa água para as células, o termogênico elimina líquidos. Então por aqui você vê o paradoxo. Creatina normalmente você usa durante a fase que está aumentando seu peso.

  10. Erick says:

    então devo parar de tomar café enquanto estiver usando a creatina ?

  11. marcelo says:

    então não há problema nenhum se eu tomar uma grande quantidade de coca-cola , contando que seja no minimo 2 horas antes do uso de creatina. é isso?

  12. Thomas says:

    comprei chromium picolinate e tomo creatina, pelo que entendi não é aconselhável combinar os dois pois o chromium atua como termogênico, correto?

    • Admin says:

      Oi Thomas,

      O picolinato de cromo copia a ação da insulina, ou seja, vai-te deixar saciado por mais tempo impedindo você de comer tanto. É dessa forma que ele ajuda a emagrecer.
      Não tem mal em tomar creatina com cromo, mas a creatina é mais bem absorvida quando consumida com uma quantidade alta de carboidrato, então não sei se você deva tomar creatina se está tentando perder peso.

  13. Guilherme says:

    Oi, eu uso um pré-treino chamado neurocore q contem 120 mg por scoop e costumo tomar 1 scoop por dia, e tbm tomo 5g de creatina depois do treino, eu queria saber, se é suficiente este tanto de cafeina anular o efeito da creatina.. Obg por enquanto

  14. junior says:

    olá, eu ja li em muitos artigos sobre o uso da creatina e gostaria que me ajudasse numa duvida. Tem a hora certa para tomar a creatina, se tem que ser obrigatoriamente, antes ou depois do treino? pois ja li que precisa ser antes e tambem que pode ser tomado a qualquer hora. desde de já obrigado.

    • Admin says:

      Oi Junior,

      Consuma 20 gramas de creatina durante os primeiros 5 dias de suplementação. Divida as doses 4 vezes ao longo do dia (ou seja, 5gr de cada vez).
      Depois dessa fase inicial, tome 5 gramas por dia antes ou após o treino.

      Att

  15. Second Life says:

    Olá, bom dia, bom, tenho o Ripped Extreme Yellow e a Creatina D-Ribose..
    Ripped extreme já comecei a tomar em jejum ” 2 cápsulas ” e mais 2 ( 30 min ) antes do treino, entretanto, ainda não comecei a tomar a creatina, devido aos artigos que em sua maioria deixam em dúvida a ” união ” desses dois suplementos..
    Será que posso tomar os dois suplementos ou primeiramente só o ripped??
    Essa minha creatina, o site do fabricante indica que eu tome antes do treino, porém, pelo meu conhecimento, creatina é um pós treino e não pré ..
    Enfim, poderia me ajudar melhor com essa suplementação?
    Aguardo um retorno..

    • Admin says:

      Oi,

      Consuma 20 gramas de creatina durante os primeiros 5 dias de suplementação. Divida as doses 4 vezes ao longo do dia (ou seja, 5gr de cada vez).
      Depois dessa fase inicial, tome 5 gramas por dia antes ou após o treino.

      Você pode tomar cafeína junto, apenas não exagere na dose.

      Bons treinos

  16. rodrigo says:

    posso tomar cafe 2 hrs depois q eu tiver consumido creatina ou vice-versa?

  17. LEONARDO says:

    Bom dia!

    Comprei o power jack 3d(pré-treino), gostaria de saber quanto tempo antes do treino devo tomar…

    Aproveitando, gostaria de saber qual a melhor forma de tomar o pack do animal pack a fim de obter melhores resultados.

    Grato.

  18. Realmente pode ser dificultoso pra mim que adoro café,
    porem, eu tomo bastante café com leite, isso de manhã e a tarde, mais não é todo dia….as vezes dou um golé de café puro, mais a maioria das vezes é misturado no leite….ainda sim posso ter problemas(Se sim sera bem dificil pra mim tirar o café do meu dia dia) rs.

  19. Elton says:

    tomo uma chavena de cafe com leite de manha e a tarde tomo creatina antes do treino.queria saber se o cafe que tomo de manha corta o efeito da creatina que tomo a tarde.Aguardo pela resposta

  20. Camilo says:

    Então não posso tomar meu termo(300mg de cafeína) antes do treino e a creatina depois? Estou “jogando fora” minha creatina ?

    • Admin says:

      Olá Camilo!

      O ideal é tomar a cafeína antes para dar um boot no seu treino e a creatina com um mínimo de 3 horas depois.

      Obrigada!

  21. dudu says:

    Queria saber se EU tomar a creatina Ai depois EU tomar coca o efeito será anulado?

    • Admin says:

      Olá Dudu!

      O efeito não é completamente anulado mas não fará bem ao seu organismo (basicamente o fígado) devido a mistura da cafeína e da creatina. O ideal seria um espaço de 3 horas.

      Obrigado!

  22. Vanessa says:

    Olá….Gostaria de esclarecer uma dúvida. Já tomo há 2 anos Whey Isolado, Bcaa e Glutamina depois do meus treinos. Cheguei a tomar por alguns meses Malto mas me deu muitas espinhas nas costas e quando parei elas sumiram. Estou na primeira semana de tomada da Creatina mas gostaria de saber se tomando ( como estou fazendo) depois do treino junto com os outros suplementos, estou fazendo certo? e nos dias sem treino tomo só 3 gramas…..posso juntar também glutamina e creatina? Estou na dúvida,,,,,Agradeco Vanessa

    • Admin says:

      Olá Vanessa!

      Você esta fazendo o correto. Os suplementos devem ser tomados todos os dias, independente de você treinar ou não.

      Obrigada!

  23. Jean says:

    Bom dia,
    Estou fazendo aeróbio em jejum, e estou utitlizando termogenético que contém cerca de 420mg de cafeína, faço meu treino anoite e utilizo 5g creatina no meu pós. Então neste caso estou desperdiçando creatina?
    Obrigado!

    • Admin says:

      Olá Jean!

      Você não esta desperdiçando. Contudo o ideal é você tomar o termogênico apenas no período da manhã ou tarde (considerando até 6 horas antes de você dormir) e a creatina continuar tomando pós-treino, pois no seu caso seria a noite.

      Obrigada!

  24. André Pereira says:

    Posso alternar? exemplo: segunda feira: thermogenico , terça-feira: creatina e assim sucessivamente?

  25. Diogo says:

    Creatina + Whey é o melhor combo sem duvidas.

  26. leidy says:

    Comprei creatina e um chá verde com chá preto da herbalife com a seguinte composição(Maltodextrina, frutose, chá preto, chá verde, cafeína, mistura de ervas aromáticas (cardamomo, malva e hibisco) e aromatizante). Como devo concilia-los no meu dia a dia, malho no período da manhã bem cedo. Será que a cafeína desse chá vai interferir no resultado da creatina???

    • Admin says:

      Olá Leidy!

      O ideal seria você tomar o chá pela manhã antes do treino, até porque a cafeína vai te ajudar a dar um “boost” em seu treino. E exatamente por causa da cafeína, o recomendado é que você tome a creatina após no mínimo 3 horas depois de tomar qualquer suplemento que tenha cafeína em seu composto.

      Obrigada!

  27. paulo says:

    eu tomo oxylinpro eu quero tomar creatina sera que vai fazer mau ou algum efeito c
    contrario. sera q ñ da pra tomar os dois

    • Admin says:

      Olá Paulo!

      Como maioria dos termogênicos possuem cafeína, o recomendado entre o suplemento (que contenha cafeína) e a cafeína sejam tomados com no mínimo de 3 horas de distância.

      Obrigada!

  28. lucas says:

    comprei o hemo rage pq me disseram ser um ótimo pré-treino, mas agora vi em sua embalagem q ele possui uma alta dosagem de cafeína, 400mg, e eu ja venho tomando a creatina da universal, e tô achando mt boa por sinal, então se eu começar a tomar o hemo rage vou perder os ganhos da creatina? eu devo parar de tomar a creatina durante o consumo do hemo rage ou seria melhor aumentar a porção? seria uma boa parar de tomar a creatina durante o uso do hemo rage e, quando acabar, voltar com a creatina com doses de 20 gramas durante os os sete primeiros dias e depois voltar p dosagem de 5g? meu personal me indicou fazer isso.

    • Admin says:

      Olá!

      Seu personal pode responder melhor a essa pergunta pois ele faz um acompamento do seu ritmo, necessidades e de todo o seu corpo.

      Obrigada!

  29. Luis Fernando says:

    Estou tomando creatina diariamente após e o treino, me alimento BEM. Uma xícara grande de Café de manhã e outra a tarde, cortaria o efeito da Creatina?

    • Admin says:

      Olá Luis Fernando!

      O ideal é sempre manter 3 horas de diferença entre a creatina e a cafeína. Como você disse que toma uma xícara pela manhã e outra a tarde, o aconselhável é que tome a sua creatina apenas a noite.

      Obrigada!

  30. Bruno Augusto says:

    Comprei um termogênico liquido da probiótica, como devo tomar o Thermogenic?

  31. esron tiago says:

    oi,
    uso thermo abdomem da body action e a creatina, então quer dizer que um corta o efeito do outro? qual devo parar?

    • Admin says:

      Olá Esron!

      A toma continuada do Thermo pode prejudicar a atuação da creatina. Você tem que ver qual é a sua prioridade e fazer uma opção: perder gordura ou ganhar massa muscular?

      Se você por exemplo, achar que primeiro precisa ganhar massa muscular tome a creatina, e quando fizer a pausa da toma da creatina começa com o Thermo.

      Obrigado!

  32. Igor says:

    Creatina, BCAA, Whey e Termogenico. Dá pra encaixar todos num plano de treino só ou devido as controversias, tomar creatina para crescer e termogenico depois para definir ?

    • Admin says:

      Olá Igor!

      Se o termogênico tiver cafeína na sua composição, é melhor não combinar com creatina. Pode sim, tomar primeiro creatina para crescer e depois o termogênico para definir!

      Obrigado!

  33. charles says:

    o engraçado sao os packs que contem creatina e cafeina juntos kk , se tomado corretamente os dois podem ser mt bem combinados !!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


+ one = 7

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>