Creatina faz mal aos rins?

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer para você para tomar cuidado com a creatina pois ela faz mal aos rins? Você escuta isso tantas vezes que, naturalmente, acaba ficando preocupado e tenta saber se isso é mesmo verdade. Veio ao sítio certo.

Como o corpo aproveita a creatina?

Antes de responder à pergunta do título, vamos entender a ligação da creatina com os rins. Quando você consome creatina, ela se liga a uma molécula de fosfato formando a fosfocreatina. A fosfocreatina fica armazenada nas células musculares. Quando existe uma demanda por energia, o organismo precisa de converter ADP (adenosina difosfato) em ATP (adenosina trifosfato), a energia celular.

Para isso, o organismo quebra a fosfocreatina, separando novamente a molécula de fosfato que, posteriormente, ligar-se-á à molécula de ADP formando uma de ATP. Durante esse processo, é produzida creatinina, uma substância que será filtrada pelos seus rins e posteriormente eliminada através da urina.

creatina-faz-mal

Consumir creatina prejudica os rins?

Devido a tudo isto, algumas pessoas afirmam que ao consumir creatina através de suplementos você estará sobrecarregando seus rins, o que a longo prazo trará problemas. A verdade é essa: a suplementação com creatina poderá, de fato, prejudicar o funcionamento de seus rins… se eles já não estiverem funcionando corretamente.

Todas as pesquisas científicas que avaliaram essa questão descobriram que a creatina não prejudica o funcionamento renal de indivíduos com rins saudáveis. É verdade que o trabalho dos rins e a concentração de creatinina aumenta quando você toma creatina, mas se seus rins forem saudáveis eles conseguirão dar conta do recado sem saírem prejudicados [*1].

As pesquisas demonstram que nem a curto, médio ou longo-prazo, a suplementação com creatina induz efeitos prejudiciais nos rins de indivíduos saudáveis [*2]. E se ainda não estiver satisfeito, leia o documento oficial da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva sobre a creatina e os rins: “não existem provas científicas que mostrem que a utilização de creatina monohidrato possa ser prejudicial para a saúde de indivíduos saudáveis, tanto a curto como a longo prazo[*3].

Mas se você tiver algum problema nos rins, aí sim é boa ideia parar de consumir suplementos de creatina, para não piorar a situação desse órgão.


Referências ou Notas:

[*1] – Pline KA, Smith CL., The effect of creatine intake on renal function, nn Pharmacother. 2005 Jun;39(6):1093-6 (LINK)

[*2] – Poortmans JR, Francaux M., Long-term oral creatine supplementation does not impair renal function in healthy athletes, Med Sci Sports Exerc. 1999 Aug;31(8):1108-10 (LINK)

[*3] – Buford, T. et. al., International Society of Sports Nutrition position stand: creatine supplementation and exercise, Journal of the International Society of Sports Nutrition 2007, 4:6 (LINK)

17 Responses to : Creatina faz mal aos rins?

  1. PAULO says:

    Fiz um transplante renal, doei um rim, existe um risco maior pra mim no consumo de creatina?

    • Admin says:

      Olá Paulo!

      A creatina não costuma dar problemas mas como a sua condição é um pouco diferente, o ideal é você conversar com o seu médico a respeito para ver a opinião dele.

      Obrigada!

  2. Marinho says:

    Olá. Já fazia tempo que não malhava, mais ou menos 3 anos. E Olá. Resolvi voltar para academia depois de 3 anos sem malhar, fiquei malhando um mês sem tomar nenhum suplemento.
    Passando-se para o segundo mês, comprei um Super Mass 45000 Nitro NO² 3000g – American Line Suplements, que, já contem Creatine Chelate. Junto com suplemento, eu tomo uma dose de creatunina probiótica, que vem com medidor. Estou com 4 meses de academia e já peguei 4 kg ficando com nível corporal bom. Está certa minha atitude em tomar um suplemento que contem Creatine Chelate e depois tomar mais uma dose de creatina normal para malhar?
    Já estou nos 3 pacotes de Super Mass 45000 Nitro NO² 3000g – American Line Suplements. E a creatina fazendo-se 2 meses e agora acabou. Posso continuar tomando o Super Mass 45000 Nitro NO² 3000g – American Line Suplements com creatina, ou, devo apenas tomar o Super Mass 45000 Nitro NO² 3000g – American Line Suplements e ficar sem tomar a creatina pelo menos um mês?
    Grato.

    • Admin says:

      Olá Marinho!

      Não há problemas.
      O limite diário de creatina é de 10g.
      Contudo indicamos você a fazer ciclos de creatina, por exemplo: Toma 3 semanas e para 1 ou toma 2 meses e para 3 semanas.

      Obrigada!

  3. Wesly Oliveira says:

    A creatina e responsável para fazer os músculos crescerem ou apenas para inchar eles? Eu tomo BCAA Proteína Carnivoro Beef Isolate após o treino essa proteína eu li que contem creatina ai fiquei um pouco preocupado. Mas emfim minha dúvida e sobre a proteína Carnivoro Beef Isolate ela e boa ou você recomendaria outra?

    Muito Obrigado.

    • Admin says:

      Olá Wesly!

      A creatina ajuda no desenvolvimento das fibras musculares.

      Em relação a quantidade de creatina, você pode tomar até 10g de creatina por isso. Só não é indicado passar desse limite pois ai sim, você poderá ter problemas.

      Aqui nós não gostamos de indicar marcas de produtos. Procura na internet o que outras pessoas que já usaram dizem a respeito dela.

      Obrigada!

  4. Mateus says:

    Boa noite!
    Sempre tive receio em fazer uso da creatina, 1º porque sempre me disseram que deveria tomar bastante água, o que geralmente nao tomo em muita quantidade, na verdade acho que tomo o suficiente. 2º Porque ja tive calculos pequenos nos rins, 3 vezes e a dor nao desejo pra ninguem. Gostaria de saber se por ja ter esse historico a creatina poderia me trazer problemas?

  5. Daniel says:

    Minha duvida é o seguinte ja fiz duas cirugias passadas por causa de pedra nos rins… hoje tomo muito mais agua que antes… a Creatina hoje fazendo ciclo de tomar 1 mes e parar 1 mes pode me prejudicar? POis ainda não estou tomando

    • Admin says:

      Olá Daniel!
      O ideal é você consultar o seu médico. Só ele o ajudará da forma mais segura, pois tem conhecimento real da sua situação.
      Obrigado!

  6. Mario says:

    Boa Tarde,
    Antes de tudo, meus parabens pelo site, excelente trabalho! Difícil encontrar sites de suplementacao tao focados em um so objeto de estudo. Mas a minha pergunta e’: Caso eu pare de tomar a Creatina após certo tempo de uso (e após observar certo resultado), meus músculos continuam retendo agua? Se sim, por mais quanto tempo? Se não, eu passo a não reter mais líquidos nos músculos?

    Muito obrigado.

    • Admin says:

      Boa tarde Mario!

      Muito obrigado pelo elogio!
      Nem toda a gente vai ter esse efeito de reter mais líquidos nos músculos, e se isso acontecer, parando de tomar a creatina a água se vai, mas o músculo gerado fica!

      Bons treinos.
      Obrigado!

  7. otavio de lara neto says:

    Galera tenho 15 anos tomo creatina da universal eu tomo em ciclos 1 mês e paro 1 mês isso pode ou não é tbm tomo tribulus terrestre isso faz mal a saúde mandaram eu tomar xanbinol b12 dps do ciclo da creatina isso pd causar um dano a saúde?

  8. otavio de lara neto says:

    Galera tenho 15 anos tomo creatina da universal eu tomo em ciclos 1 mês e paro 1 mês isso pode ou não é tbm tomo tribulus terrestre isso faz mal a saúde mandaram eu tomar xanbinol b12 dps do ciclo da creatina isso pd causar um dano a saúde pq se não daí eu não tomo

  9. Cristiano Ferreira says:

    Bom dia!
    Tenho 19 anos, treinei 2 anos e 8 meses sem fazer nenhum uso de suplementos alimentares. Depois desse período fiquei 5 meses sem treinar e agora retornei, porém com novos objetivos e estou fazendo uso da Creatina – DYMATIZE. Porém estou com muitas dúvidas devido à mitologia que rodeia a utilização da creatina e por ter tido um histórico de deficiência renal na família gostaria de saber o quanto isso pode influenciar?
    Comecei a utilização exatamente no dia de hoje 17 de janeiro, pretendo ingerir de 3 à 5 gramas diárias, é uma dosagem segura?
    Não estou tendo nenhum tipo de acompanhamento nutricional ou médico, porém anualmente faço exames de rotina, para verificar o nível de creatinina nos rins, dentre outras coisas. No dia 13 de fevereiro pretendo fazer outro exame, até esse período poderá dar alguma alteração verificável nos níveis dos resultados do exame?
    Qual é à forma mais indicada de utilização, pretendo usar continuamente, é recomendado utilizar sempre a creatina?

    • Admin says:

      Bom dia Cristiano,

      O consumo de creatina pode alterar os valores de creatinina nas análises, por isso seria interessante você dar algum tempo sem consumir para que não hajam alterações.

      3 a 5 gramas é uma dosagem segura, e você pode tomar ela continuamente. No entanto, você devia falar com o seu médico antes de consumir creatina pois ele pode não achar aconselhável o consumo, dado o seu histórico familiar.

      Cumprimentos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


9 − two =

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>