Se utilizas creatina com o objectivo de construir força e massa muscular, talvez queiras considerar combiná-la com HMB. Um estudo realizado por investigadores polacos descobriu que quando combinada com HMB, os efeitos da creatina são exacerbados.

Este estudo juntou 40 indivíduos do sexo masculino entre os 19 e os 23 anos e dividiu-os em quatro grupos: o grupo que tomou um placebo, o que tomou 3g de HMB, o que tomou apenas creatina e o que tomou HMB mais creatina. Todos eles completaram 3 ou 4 sessões de musculação por semana (supino, power clean, extensão de tríceps, curl de bíceps, agachamento e abdominais).

Estes foram os resultados verificados de cada grupo:

Placebo: 0,9kg de massa magra
Creatina: 1,8kg
HMB: 1,2kg
Creatina + HMB: 2,4kg

A tabela que se segue mostra a evolução na carga verificada no final do estudo [*1]:

Os cientistas referiram que o HMB reduz a concentração de creatina quinase a circular no sangue. Além disso, a combinação de creatina com HMB também permitiu reduzir a concentração de nitrogénio na urina. Ambas são indicadores de dano muscular.


Referências ou Notas:
[*1] – Jówko, E. et. al., Creatine and beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB) additively increase lean body mass and muscle strength during a weight-training program, Nutrition 17(7-8):558-66, Julho-Agosto 2001 (LINK)