Diversos estudos relacionam a creatina a ganhos de massa muscular, aumento de força, resistência física e capacidade de impulsão. Existem ainda novos estudos que comprovam que combinar creatina com beta-alanina (um aminoácido) proporciona ainda melhores resultados. A alanina é um aminoácido que contribui para o fornecimento de energia durante o treino. O fígado é o responsável pela conversão deste aminoácido em glicose. Assim, a alanina não é usada para sintetizar tecido muscular, mas ajuda à contracção muscular durante o exercício físico.

Por outro lado, a beta-alanina é o principal composto da carnosina – substância tampão dentro da célula muscular, ou seja, que controla a acidez no interior da célula. E como é sabido, a acidez é a responsável pela fadiga e dor muscular.

O que diz a ciência

Em 2006 foi publicado um estudo no International Journal of Sport Nutrition and Excercise Metabolism que provou que depois de 10 semanas de treino, o grupo que tomou 1,6g de beta-alanina + 5g de creatoma + 34g de dextrose, registou melhores resultados na redução da gordura corporal, mais massa muscular e maior volume de treino no supino e no agachamento, em comparação com os atletas que não consumiram beta-alanina [*1]. Ambos os grupos foram suplementados antes e depois do treino.

Passados 3 meses, surgiu um novo estudo que voltou a justificar estas conclusões [*2].

Podemos então dizer, que aumentando a ingestão de beta-alanina, se reforça a capacidade do músculo de combater a acidez durante um treino intenso.


REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Hoffman, J. et. al., Effect of creatine and beta-alanine supplementation on performance and endocrine responses in strength/power athletes, International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism 16(4):430-46, Agosto 2006 (LINK)
[*2] – Stout, J. et. al., Effects of Twenty-Eight Days of Beta-Alanine and Creatine Monohydrate Supplementation on the Physical Working Capacity At Neuromuscular Fatigue Threshold, Journal of Strength & Conditioning Research 20(4):928-31, Novembro 2006 (LINK)